O mercado dos fabricantes de discos rígidos está sofrendo os primeiros reflexos das graves inundações que acontecem na Tailândia.
Diversas fábricas de periféricos foram atingidas pelo fenômeno natural no país, o que fez com que o preço médio dos discos rígidos subisse em 50%.
Disco rígido (Foto: Reprodução)
Quem informa é a
empresa de consultoria IHS. Segundo suas estimativas, aproximadamente 1/4 de todos os discos rígidos que são fabricados no mundo saem das fábricas tailandesas, o que faz com que todos os grandes fabricantes/vendedores desses dispositivos sejam afetados de alguma maneira.
As empresas começam a se pronunciar sobre o assunto, informando os prejuízos e medidas que pretendem tomar para manter o mercado abastecido. A
Western Digital emitiu um comunicado, informando que provavelmente a empresa terá uma redução de 60% em sua produção, e que só poderão fabricar entre 22 e 26 milhões de unidades nesse trimestre em vez das mais de 58 milhões de unidades estimadas anteriores à inundação.
saiba mais
Outra empresa que se manifestou foi a
Seagate, que entrou em contato com alguns veículos de imprensa para confirmar a sua posição. A empresa espera que a escassez de discos rígidos se acentue, e isso fará com que os preços aumentem. Tanto a Western Digital como a Seagate afirmam que podem levar meses para ter o seu cenário estabilizado novamente.
Com isso, podemos prever um quadro de aumento de preços dos
discos rígidos aqui no Brasil, já que a maioria das unidades distribuídas no mercado formal e informal (e isso, contando os discos rígidos que acompanham os computadores e notebooks das grandes marcas) são importados. Não é exagero dizer que, se você está pensando em atualizar o hardware do seu computador, ou pretende comprar um equipamento novo, que o faça logo, pois os preços vão subir de forma sensível, e muito em breve.
É isso ai pessoal, por motivos de forças maiores o preço dos HDs subiram e poderão subir ainda mais.
Rogerio da Silva
www.borealonline.com.br
info@borealonline.com.br
(18) 3634-4956