segunda-feira, 25 de julho de 2011

Existem diferenças entre o mouse optico e o laser?




Mouses ópticos e lasers têm o mesmo princípio básico: ambos fazem leitura da superfície onde passam e usam tecnologia de processamento digital da imagem para acompanhar a posição dele na superfície e traduzir esse movimento para posicionar igualmente o cursor na tela do computador.
A principal diferença entre eles é o tipo de luz que é usado para rastrear o movimento. O mouse óptico utiliza uma luz de LED, enquanto o mouse laser utiliza um pequeno laser que controla os movimentos do mouse e os representa na tela.
Uma característica interessante dos mouses lasers é que eles são programados para diminuir a intensidade da luz quando não estão em uso, economizando energia e prolongando a vida útil do laser. Após esse período sem mover o mouse acontece um pequeno atraso, conhecido como delay, no qual o mouse não detecta o movimento inicialmente, mas logo retorna, sem causar transtornos ao usuário.
Ao escolher seu mouse, outro ponto importantíssimo deve ser levado em consideração: a quantidade de DPIs (Dot Per Inch ou Pontos por Polegadas), que representam a resolução do mouse. Quanto maior a resolução, mais rápida sua movimentação e maior a precisão do cursor na tela do computador.
Geralmente um mouse óptico possui entre 400 e 800 DPIs, quantidade suficiente para o uso doméstico, como navegar na internet e redigir documentos. Já um gamer ou designer, por exemplo, busca mais precisão nos movimentos por lidar com programas e jogos que “pedem” esse cuidado. Logo, ele vai optar por um mouse com uma resolução melhor. Existem no mercado mouses lasers que podem chegar a quase 6.000 DPIs.
Usa-se ainda resoluções de tela maiores a fim de compatibilizar o mouse com a tela e vice-versa, trazendo maior conforto aos usuários que necessitam de mais espaço para trabalhar ou jogar.
Bom, agora que você já sabe a diferença entre mouses ópticos e lasers, pode fazer faça sua escolha com mais segurança. Boas compras!
Fonte: C3Tech
Rogerio da Silva
Boreal Distribuidora de Informática
www.borealonline.com.br
info@borealonline.com.br
(18) 3634-4956

Nenhum comentário:

Postar um comentário