Cinthia Van de Kamp - 15/5/2011
Roberto Lima diz que usa marketing de guerrilha para divulgar produtos. Ele já fez divulgação com Bin Laden e Obama para vender fogo de artifício.
Crédito: Roberto Cabral de Lima
Roberto Batata ao lado da nova faixa que colocou diante da loja de panelas.
Roberto Batata ao lado da nova faixa que colocou diante da loja de panelas.
Segundo Batata, a estratégia surtiu efeito de imediato. "Eu vendia cerca de 30 panelas por mês. Hoje, vendo entre 60 e 70 panelas. A curiosidade das pessoas se transforma em clientela. A diferença é que eu trabalho com um produto diferenciado, que não se acha facilmente por aí. Trabalho com todo tipo de panela, feitas com os mais diversos materais. É isso que ajuda nas vendas também."
O comerciante, que estudou até a 8ª série, disse que gosta de ler sobre publicidade e marketing. "Adoro saber as novidades sobre as fórmulas de divulgar um produto. Adotei a estratégia de marketing de guerrilha para aumentar as vendas e divulgar minhas lojas."
Batata afirmou que já usou Barack Obama e Osama Bin Laden em suas campanhas promocionais. "Uma campanha que fez bastante sucesso foi a que fiz com o presidente dos Estados Unidos. Mandei fazer um outdoor com uma foto minha ao lado dele e com uma mensagem falando que ele tinha comprado fogos de artifícios em minha loja."
No outdoor, Obama dizia o seguinte: "Eu ganhei porque usei os fogos do meu amigo". Na sequência, outra mensagem dizia: "Faça como Obama! No natal e réveillon, use os fogos do Batata". Na campanha com Osama Bin Laden, ele colocou o terrorista com uma panela de pressão no colo e o slogan "Cuidado que explode".
"Já recebi muitas ligações de estudantes de marketing, de professores e publicitários para elogiar minhas estratégias. Muita gente para para tirar foto da faixa. Eu aproveito para mostrar a loja e meus produtos. Aqui tem panela de pedra-sabão, inox e alumínio. Mas gosto de aproveitar essa visibilidade toda para ensinar as donas de casa a usar as panelas de pressão de forma segura", afirmou Batata.
O professor João Bosco dos Santos, mestre em marketing e professor da União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo (Uniesp), disse que a estratégia adotada por Batata não pode ser chamada de "marketing de guerrilha". "O que ele faz, teoricamente, é uma ação promocional pontual. Seria marketing de guerrilha se ele usasse a mesma mensagem em diversas formas de divulgação, usando panfletos, outdoor e faixas, por exemplo. Além disso, ele teria de usar essas ferramentas em diversos pontos ao mesmo tempo."
Conteúdo extraído de Portal MS e Blog Central do Brasil
Rogerio da Silva
Boreal Distribuidora de Informatica
Boreal Distribuidora de Informatica
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