terça-feira, 24 de maio de 2011

Cálculo do preço de venda no comércio


Para calcularmos o preço dos produtos colocados à venda, devemos refletir sobre um ponto fundamental: será que podemos calcular o nosso preço de venda a partir de nossos custos internos, sem nos preocuparmos com a concorrência? 

Obviamente a resposta a esta pergunta é NÃO. Cada vez mais, nossos clientes estão pesquisando preços e procurando qualidade, tanto dos produtos quanto do atendimento. Assim, os preços calculados através de fórmulas servirão apenas como um referencial para comparação com os de mercado. Isso não significa dizer que não devamos calculá-los, ao contrário, esse cálculo nos dará um parâmetro para avaliarmos se a nossa estrutura de custos nos permite ser competitivos. Antes de entrarmos no cálculo propriamente dito vamos definir alguns termos utilizados.

Despesas Fixas: são as despesas realizadas pela empresa, independentemente do volume de vendas, tais como: aluguel, salários e encargos, água, luz, telefone, manutenção, depreciação, contador, pró-labore etc.
Despesas Variáveis: são as despesas realizadas e que dependem do volume de vendas: impostos sobre vendas (ICMS, PIS, Cofins, IR, Contribuição Social, ou Simples), comissões sobre vendas etc.
Custo de Aquisição: trata-se do custo de aquisição das mercadorias destinadas à venda, deduzindo-se o valor do ICMS, que será compensado com o valor do ICMS da venda.



Produto      Preço de Mercado      Participação NoFaturamento
A                 R$ 10,00                        20%
B                 R$ 20,00                        30%
C                 R$ 15,00                        50%





fonte: 
Sebrae - Ari Antônio Rosolem
Consultor Sebrae-SP
Agosto 2009



Rogerio da Silva
Boreal Distribuidora de Informatica

































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