segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Dicas de Segurança em compras na Internet


Compre com segurança

  • Nunca pague com antecedência a um vendedor que você não conhece.
  • Mesmo que o vendedor/anunciante forneça a você informações e dados pessoais, isso não garante a idoneidade do mesmo.
  • Quando possível, peça a Nota Fiscal original e um recibo da compra.
  • Nunca envie produtos antes de ter definido e finalizado os termos de pagamento.
  • Importante: nós NÃO mandamos nenhuma confirmação de pagamento, uma vez que não temos qualquer relação com as transações entre os usuários.
 Tenha cuidado em dobro quando...
  • O anúncio parece bom demais para ser verdade.
  • O anunciante pressiona você para finalizar a compra.
  • Alguém pede o número da sua conta bancária ou do cartão de crédito.
  • Tem de pagar uma quantia grande a pessoas que você não conhece. Tente encontrar estas pessoas pessoalmente, em um local público e seguro.
  • Ao comprar itens de marca, aconselhamos encontrar o anunciante em uma loja ou local público para verificar a autenticidade do produto.

Enviando produtos


A maioria dos casos de fraude acontecem quando o comprador e vendedor não se encontram.

Quando for comprar...
  • Nunca pague antecipadamente, não importa o quão confiável o vendedor parece ser.
  • Fraudadores geralmente se oferecem para mostrar a você uma prova de identidade (RG, passaporte, carteira de motorista, etc) como "garantia" contra fraude. Isso NÃO protege você contra fraudes ou golpes!
  • Encomendas com porte pago pelo vendedor ou enviadas via Correio registrado ou com número de rastreamento não estão isentas de riscos. Você precisa verificar o conteúdo do pacote antes de pagar por ele.

Quando for vender...
  • É sempre bom finalizar a venda recebendo em dinheiro na hora da entrega.
  • Nunca envie o produto antes de finalizar os termos do pagamento.
  • Evite receber pagamentos em cheque, já que não se pode ter certeza de que o cheque tem fundos.

Aviso Especial - Pagamentos Internacionais
  • Algumas formas de pagamento internacional oferecem maior segurança, por exemplo o Paypal, porém isso não é comum. Nunca utilize os métodos de pagamento como o Western Union, MoneyGram ou BidPay, já que será muito difícil controlar ou cancelar o seu pagamento com estes serviços. Estes serviços também tendem a ser muito populares entre os fraudadores pelas mesmas razões citadas.
 Lembre-se...
  • Nunca pague adiantado.
  • É arriscado enviar produtos através dos correios.
  • Não envie dinheiro a destinatários de outros países.
  • Evite a maioria dos serviços de pagamento internacional.

Itens roubados


É importante ter certeza de que o item que você irá comprar não é roubado. O dono do produto pode ter o direito de recuperar o item que foi roubado, mesmo que você o tenha comprado de boa fé.
  • Recomendamos, sempre que possível, pedir o recibo da compra e a Nota Fiscal original.
  • Para carros, verifique o registro do carro, multas, etc, junto ao DETRAN, para ter certeza que o veículo não foi dado como roubado.
  • Verifique a identidade do vendedor, se houver dúvidas.
  • Se não tiver certeza, verifique com a Polícia para ver se o item não foi dado como roubado / desaparecido.
  • Para produtos de marca verifique se o número de série não foi alterado.
  • Verifique se o número do chassis do carro não foi adulterado / remarcado.
  • Se você suspeita que o item tenha sido roubado, entre em contato com a Polícia.
 Não se esqueça...
  • Solicite o recibo e a Nota Fiscal original sempre que possível.
  • Verifique o número de série / chassis.
  • Para compras de alto valor, peça recibo, Nota Fiscal, registros, documentos, etc.

Veículos


Quando for comprar...
  • Verifique se o vendedor é o proprietário legítimo do veículo. Você pode fazer isso entrando em contato com o DETRAN. Aproveite para verificar, pelo Renavam, se também há multas e IPVA pendentes.
  • Sempre verifique a origem do carro antes da compra.
  • Veja o manual para verificar a autenticidade e a leitura do odômetro.
  • Faça uma revisão com um mecânico de confiança.
  • Seja fiel ao contrato de compra.

Quando for vender...
  • Peça prova de identidade e confira o contrato de transferência. Verifique com o seguro se houver eventuais problemas com o carro após a venda.
  • Nunca pague adiantamentos a concessionárias/vendedores, já que os mesmos podem levar o seu dinheiro sem vender o carro.
  • Tenha certeza de que o valor total do veículo foi recebido antes de entregá-lo.
  • Cuidado com cliente internacionais que querem pagar através de cheque ou transferência bancária. É um método comum entre fraudadores.
  • Seja fiel ao contrato de compra.

 Não se esqueça...
  • Verifique a legitimidade e a condição verdadeira do veículo.
  • Tenha cuidado com documentos falsos.
  • Verifique o manual do veículo.

Itens de marca e software


Às vezes é difícil determinar se um produto é genuíno ou falso. Algumas categorias de produtos são obrigadas a declarar que o item à venda é autêntico. Embora seja proibida a venda de software falso ou produtos falsificados, algumas pessoas ainda tentam vendê-los em nosso site.
Quando for comprar...
  • Peça o recibo e a Nota Fiscal original.
  • Se não houver recibo, pergunte ao vendedor (antes do pagamento) pela licença do produto para verificar a autenticidade.

Quando for vender...
  • Forneça ao comprador um recibo e toda a documentação necessária para mostrar que o produto oferecido é genuíno.

 Não se esqueça...
  • Peça sempre um recibo e a Nota Fiscal original.
  • Confirme a autenticidade do produto.
  • É proibida a venda de produtos falsificados, pirateados ou obtidos ilegalmente.

Envio de dinheiro ou produtos para fora do país


Tenha muito cuidado com os golpes por e-mails. Aconselhamos nunca enviar produtos para fora do país. Sugerimos que ignore qualquer pedido deste tipo, já que estes geralmente são fraudulentos.
Como sei se recebi um golpe por e-mail?
  • Estes e-mails geralmente são escritos em inglês ou outros idiomas e com erros de gramática e ortografia.
  • Estes e-mails geralmente são enviados de endereços de email gratuitos, tais como Yahoo!, Gmail, Hotmail, etc.
  • O comprador geralmente vai oferecer mais dinheiro do que você está pedindo.
  • O comprador geralmente quer pagar via transferência internacional de dinheiro ou através de cheque.
  • Em alguns casos, o golpista envia uma prova de pagamento falsa.


O que você pode fazer para se proteger? Os emails de golpistas querem, quase sempre, receber dinheiro ou produtos no exterior. Nunca participe de negócios deste tipo, pois geralmente estas transações são fraudulentas.

 Lembre-se sempre...
  • Tenha cuidado com pessoas que pedem para enviar produtos ou dinheiro para o exterior.
  • Não aceite cheques.
  • Tenha cuidado com falsas provas de pagamento.

Transferências de dinheiro


Quando for fazer um pagamento online, cuidado com golpes. Nos golpes feitos pela web, alguém pode tentar obter suas informações confidenciais como senhas, conta bancária, número do cartão de crédito, etc.
Muitas vezes, e-mails que parecem ser de websites confiáveis (como bancos e instituições) contém links que tentam roubar dados pessoais do usuário. Estes sites são criados com o objetivo de enganar o usuário para roubo de dados.
Nunca clique em links nos e-mails que parecem vir de bancos/instituições e que pedem para você digitar seus dados pessoais.

Proteja-se


A regra de ouro é nunca clicar em nenhum link em e-mails que vêm de quem afirma ser um banco ou outra instituição financeira. Se você quiser acessar a sua conta bancária, sempre entre diretamente no website do banco ou instituição financeira.
Suspeite sempre de e-mails (e de sites que não sejam o do seu banco) que peçam o número da sua conta ou senha.
Em alguns casos, vírus são usados para coletar informações pessoais e/ou confidenciais. Verifique se o seu computador possui antivírus atualizado, sistema operacional e navegador seguros.

 VOCÊ FOI VÍTIMA DE FRAUDE? SABE OU OUVIU FALAR DE ALGUMA FRAUDE?
Novos Esquemas de Fraude ou Lavagem

Se você tiver conhecimento de alguma nova fraude em acontecimento ou acontecida ou se você detectou algum novo esquema de lavagem de dinheiro, entre em contato conosco (até anonimamente, se quiser) para informar os detalhes de maneira que possa entrar a fazer parte deste site e a sua experiência se torne útil para os outros.

Nos InformeTambém nos informe se você foi vítima de alguma fraude. Será particularmente útil, para que os fraudadores não possam continuar a agir livremente, saber como aconteceu a fraude e quais foram os nomes fornecidos por eles ao longo do golpe (tanto de pessoas quanto de empresas).

Todas as comunicações podem ser anônimas e, se solicitado, garantimos o cancelamento de todas as mensagens recebidas depois de ter anotado os dados necessários para inclusão "anônima" na base de dados e no acervo do site.

Poderá também enviar um e-mail, com os detalhes da sua experiência e seus dados para contato, diretamente para nos, para que o nosso autor ou outros experts lhe respondam, através do endereço abaixo:



denuncia@fraudes.org

Deixe aqui seu comentário e denuncie no site "Monitor das fraudes"



fontes:
Rogerio da Silva e 

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